MENU

Quantas telhas por metro quadrado?

Quantas telhas por metro quadrado?
5 (100%) 2 votes

A construção de um telhado exige um cuidado fundamental: saber aproximadamente a quantidade de telhas por metro quadrado, ou seja, quanto efetivamente será utilizado para finalizar o projeto.

Ter essa informação faz a diferença por alguns pontos, sendo o principal deles a economia. Quando se sabe o número de telhas a ser utilizado é mais fácil comprar a quantidade exata, evitando faltas ou sobras / desperdícios.

Além disso, elimina-se a chance de parada da obra no caso de falta, o que pode atrasar enormemente a finalização do projeto, sobretudo se o tipo de telha em questão for difícil de ser encontrado.

telhas por metro quadrado

Telhas por metro quadrado – como saber?

Os fabricantes de telhas oferecem em seu catálogo informações gerais sobre a quantidade do produto a ser utilizada por metro quadrado, total que varia de acordo com o modelo escolhido para a construção.

Considerando somente as telhas mais utilizadas atualmente em construções residenciais e comerciais, tem-se os seguintes números por metro quadrado:

– Telha colonial: 24 peças pequenas e 16 grandes;

– Telha portuguesa: 17 peças;

– Telhas romana e francesa: 16 peças;

– Telha italiana: 14 peças;

– Telha americana: 13 peças.

A telha que pretende utilizar em seu telhado não aparece na lista acima? Verifique o catálogo do produto escolhido ou entre em contato com o fabricante, para ter um número preciso.

 

Como saber a quantidade total de telhas?

Já sabe o número de telhas por metro quadrado, mas não conhece o total a ser utilizado em toda a construção? O cálculo é simples: basta multiplicar a quantidade de telhas indicada pelo fabricante pela área total do telhado.

O primeiro passo é saber a área total. Para isso, some os lados iguais do telhado e multiplique o resultado pelo seu comprimento. Considerando a largura de 8 metros e comprimento 10 metros, tem-se:

8m+8m = 16m;

16mx10m = 160 metros quadrados.

Portanto, o telhado em questão tem 160 metros quadrados de área. Agora, basta multiplicar esse total pela quantidade de telhas que o fabricante recomenda. Tomando a romana como exemplo, temos:

160m2 x 16 telhas = 2560 telhas romanas.

Vale lembrar que esse é um total aproximado. É importante considerar o desnível do telhado, o que aumenta um pouco a quantidade de telhas. Também é relevante acrescentar 5% nesse número, para suprir eventuais quebras.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Os erros mais comuns ao construir um telhado

>> Limpeza de telhados: produtos e dicas

>> Como limpar a caixa d’água em seis passos

Atacado das Telhas

Atacado das Telhas

O Atacado das Telhas, é Loja especializada na Distribuição para Atacado e Varejo em Telhas e Madeiras, Localizada em Campo Largo, mas com força de atuação na grande Curitiba, Região Metropolitana e demais cidades do Paraná, um novo conceito em Loja de Telhas e Madeiras com atendimento especializado, para proporcionar a melhor solução com muita qualidade e preços baixos.

Ligue Agora