MENU

Qual é a diferença entre as telhas translúcida, leitosa, transparente e de vidro?

Qual é a diferença entre as telhas translúcida, leitosa, transparente e de vidro?
4.7 (93.33%) 3 votes

Quando chega a hora de finalizar o imóvel e construir o telhado, uma das principais dúvidas é que tipo de telha utilizar. A infinidade de modelos disponíveis no mercado pode complicar bastante a vida de quem não entende do assunto! Se a telha de cerâmica é a opção mais tradicional, outros tipos, mais modernos, têm ganhado destaque. Alguns deles são as telhas translúcida, leitosa, transparente e de vidro, empregadas em cada vez mais imóveis.

Também pudera: essas opções de telha contribuem positivamente com a decoração externa da casa e ainda possibilitam o aproveitamento da luz solar, iluminando naturalmente áreas internas mais escuras e ajudando a economizar na conta de energia elétrica. Mas, quais seriam as principais diferenças entre esses tipos de telhas? Como utilizar cada uma delas na construção do seu imóvel? Confira essas informações a seguir e escolha sua opção favorita de telhas em Curitiba:

Telha Transparente

Como o próprio nome diz, esta é a versão com maior grau de transparência. É, entre todos os modelos apresentados, a que mais permite a entrada da luz solar. Por esta razão, esta telha deve ser utilizada em áreas que precisam de mais luz, tanto externas como internas. Na maioria das vezes as telhas transparentes são escolhidas como as opções para áreas de lazer externas, como churrasqueiras, gazebos ou áreas afins. Na parte interna, a telha transparente pode ser uma boa forma de economizar energia em áreas mais escuras, ou servir de iluminação principal em áreas que não existem janelas, por exemplo.

telhatrans
As telhas transparentes são ideias para ambientes externos

Telha Transparente de Policarbonato

As telhas transparentes de policarbonato  são desenvolvidas para não contrairem o amarelecimento, além disso são bastante leves (+80% mais leves que o vidro) e oferecem alta resistência ao impacto e as mudanças grandes de temperatura (250x mais resistentes que o vidro e 30 a 40 vezes mais que o acrílico).

[expand title=”Ler Mais”]

Sua transmissão de luz é maravilhosa (praticamente igual a do video) e propõe um aproveitamento melhor da luz natural – o que também resulta numa maior economia de energia. Majoritariamente, as telhas transparentes de policarbonato são utilizadas em áreas externas, como coberturas, jardins de inverno, lanternins, clarabóias etc.[/expand]

Telhas de Plástico Transparentes  (PVC)

A s telhas plásticas de PVC é uma telhas fabricada do material plástico Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil), um plástico também conhecido como vinil. São bastante populares no Brasil e também no mundo, possuindo diversas variações de modelos e também de tamanhos. São especialmente escolhidas para cobertura de casas e projetos residenciais de pequeno porte.

[expand title=”Ler Mais”]

Por serem produzidas com um material mais barato, se tornam uma alternativa mais barata e também mais leve – que pode ser usado em vários ambientes.

As telhas de plástico também possuem uma maior durabilidade, pois visto que retêm umidade elas também não absorvem a água como as telhas tradicionais de cerâmica. Por isso impedem o aparecimento de fungos e também o escurecimento das mesmas. Ou seja, elas são mais duradouras e também deixam a sua casa mais bonita por mais tempo.

Sobre a transparência de Telhas de Plástico: Por ainda possuírem uma certa resistência (mínima, mas ainda assim) à passagem de luz, as telhas de plástico transparentes se encaixam melhor na área de telhas translúcidas logo abaixo. [/expand]

Telha Ondulada Transparente

As telhas onduladas são conhecidas assim pelo seu modelo, onde seus atributos oferecem alta performance aos projetos arquitetônicos. Sua forma arqueada possui raios que podem variar de tamanho dependendo dos modelos. Em geral, elas apresentam uma aparência lisa e uniforme.

[expand title=”Ler Mais”]

Utilizadas para compor curvas em coberturas e fachadas, elas possibilitam criatividade em construções e reformas, adicionando movimento, dinamismo e linhas orgânica ao projeto.  São perfeitas para coberturas em arco, além de fechamento lateral em edifícios e prédios comerciais. [/expand]

 

Telhas Translúcidas

Trata-se de uma versão que não é totalmente transparente. Ela permite a entrada de até 70% da iluminação externa, o que possibilita utilizar melhor a luz natural durante o dia.

A telha translúcida é bastante versátil e pode ser utilizada em telhados de áreas externas, como garagens, ou, ainda, nas áreas de circulação da residência. É muito comum que sejam usadas em conjunto com telhas tradicionais.

telhastransluic
Telhas translúcidas são um pouco menos transparentes

Telha Translucida Polipropileno

As Telhas Translúcidas de Polipropileno também são ótimas quando o assunto é economia de energia. Além de beleza e economia, ela também ajuda a tornar o ambiente mais confortável espalhando a iluminação através do local.

[expand title=”Ler Mais”]

Por serem produzidas com Polipropileno, é durável e resiste aos raios solares, além de ser prática na instalação.

As Telhas Translúcidas de Polipropileno encaixam-se perfeitamente em outras telhas, também proporcionando praticidade nas reformas e encaixes. [/expand]

Telha Translucida Trapezoidal

O modelo trapezoidal possui diversas aplicações. Sua capacidade de carga a transforma em adequada para a grande maioria dos cenários onde existe sobrecarga. As Telhas Trapezoidal podem adequadas também para base de sistemas com membranas, desde que sejam posicionadas da maneira correta.

[expand title=”Ler Mais”]

Seja para obras de linhas simple, ou naquelas de alto impacto visual, as Telhas Trapezoidal em sua variedade de formas produz fachadas marcantes e arquitetonicamente atuais.  [/expand]

 

Telha Translúcida Leitosa

Essa é uma versão um pouco menos transparente da telha translúcida, porém, ainda a luz natural entrar com facilidade. A diferença da versão leitosa é que ela está disponível numa cartela de cores mais ampla. A telha translúcida leitosa branca é a mais fácil de ser encontrada, mas também há modelos nas cores verde e cinza. São excelentes opções para um toque diferenciado na decoração de varandas, áreas gourmet ou garagens.

 

Telhas de Vidro

Entre todos os modelos que permitem a entrada de luz, a telha de vidro é a mais pesada.Este é outro tipo de telha com alto grau de transparência, mas que se diferencia das demais por um detalhe: é mais pesada. Por isso, a telha de vidro exige uma estrutura de suporte mais robusta para instalação. Utilize-a no telhado de residência, intercalando-a com telhas de cerâmica.

 

telahdodevidro
Telhados de vidro possuem uma ótima estética

Telha Romana de Vidro

A Telha Romana de Vidro é uma variação das telhas transparentes que são utilizadas na montagem de telhados.  A telha de vidro tem como função proporcionar a cobertura de forma eficiente no ambiente, mantendo uma iluminação natural – um a vez que não há resistência à passagem de luz.

[expand title=”Ler Mais”]

Assim, a telha romana de vidro é um produto bastante interessante quando se fala em sustentabilidade, já que com a sua utilização é possível dispensar a iluminação artificial por grande parte do dia.  Quanto ao seu formato, a telha romana é um estilo arquitetônico de telhas para telhados. Esse modelo é bastante popular na arquitetura romana, brasileira e também na portuguesa. [/expand]

Telhado de vidro

Telhados de vidros são ideais para cobertura de ambientes como sacadas, coberturas, garagens e áreas de piscina. Os vidros mais utilizados nesse tipo de instalação são os vidros conhecidos como laminados e também os temperados.

[expand title=”Ler Mais”]

O vidros laminados  são compostos por duas ou mais placas de vidro, que são unidas por uma ou mais camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB) – por isso é mais resistente a impactos.

Já os vidros temperados são conhecidos assim por conta do tratamento térmico (têmpera) ou químico utilizado com a finalidade de alterar suas características como a dureza e resistência mecânica.

Os acabamentos feitos nos telhados de vidros, em sua maioria, são construídos utilizado peças em inox ou em esquadrias de alumínio, o que proporciona uma aparência mais leve e bonita ao local. Sua instalação, geralmente, possui um custo semelhante à instalação de um telhado convencional, pois utiliza o mesmo tipo de estrutura e a mesma mão-de-obra. [/expand]

Atacado das Telhas

Atacado das Telhas

O Atacado das Telhas, é Loja especializada na Distribuição para Atacado e Varejo em Telhas e Madeiras, Localizada em Campo Largo, mas com força de atuação na grande Curitiba, Região Metropolitana e demais cidades do Paraná, um novo conceito em Loja de Telhas e Madeiras com atendimento especializado, para proporcionar a melhor solução com muita qualidade e preços baixos.

Ligue Agora