MENU

Limpeza de telhados: produtos e dicas

Limpeza de telhados: produtos e dicas
5 (100%) 1 vote

A constante variação climática faz com que o telhado acumule sujeira com o passar do tempo, o que pode trazer algumas complicações para sua estrutura como um todo.

Uma delas é que a sujeira em excesso pode comprometer a qualidade das telhas, tirando seu poder de impermeabilização. Por isso, elas se tornam mais suscetíveis ao acúmulo de água da chuva e infiltrações.

Além disso, a beleza da construção acaba por ser prejudicada, ficando com aparência feia e de abandonada, o que acaba por desvalorizar o imóvel, especialmente se a ideia for alugá-lo ou vendê-lo.

No entanto, saiba que há uma forma simples de se livrar desses problemas, basta investir na limpeza de telhados, que auxilia na preservação das telhas e ainda contribui para manter a fachada da construção sempre bonita.

 

Quando fazer a limpeza de telhado

O recomendando é que se faça, pelo menos, uma higienização por ano. Se possível, faça esse procedimento a cada seis meses, porque reduz ao máximo a chance de a sujeira se acumular sobre as telhas e ser mais difícil retirá-la.

limpeza de telhados

Cuidados com segurança

Na dúvida sobre como limpar telhados? Este é um processo simples, mas antes de inicia-lo é preciso saber que esse é um trabalho que possui elevado risco de acidente, por ser realizado em altura.

Justamente por isso o melhor é contratar um profissional para fazer esse tipo de tarefa. Você já possui experiência em trabalhos do tipo? Então, existe a possibilidade de deixar a contratação de lado e realizar a higienização.

Porém, não abra mão de investir em uma escada segura para acessar o local e andar pelo telhado em locais mais resistentes, para minimizar o risco de quedas e acidentes.

 

Como limpar telhados

Uma das formas de fazer limpeza de telhado é utilizando uma lavadora de alta pressão. O jato de água do equipamento sai com bastante força e tira toda a sujeira que está grudada nas telhas ou presa nas calhas.

Não possui uma lavadora desse tipo? Sem problemas, é possível fazer a higienização usando uma vassoura ou esfregão, desde que não seja muito abrasivo. Jogue água pelo telhado e esfregue uma dessas ferramentas sobre as telhas, sem colocar muita força, para não as danificar.

Se a cobertura estiver muito suja e esses métodos não derem conta, o melhor é partir para uma higienização profunda, utilizando produtos de limpeza específicos para telhados.

Esse tipo de produto pode ser encontrado em casas de materiais para construção. Se apostar nessa opção, sempre leia as recomendações do fabricante no rótulo, para utilizar corretamente o item e ter melhor resultado na limpeza.

A grana está curta para comprar esse tipo de produto? Sem problema, dá para preparar uma solução caseira que também é bastante eficiente na remoção de sujeiras da telha.

Basta misturar uma xícara de chá de água sanitária ou sulfato de cobre em um litro de água. Molhe o telhado com essa solução e deixe agindo durante 20 minutos. Depois, utilize a lavadora de alta pressão ou vassoura/esfregão para remover a sujeira, que ficará mais amolecida.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Quais são os formatos de telhados mais comuns para residências?

>> Cobertura com telha transparente em residências

>> Casa com telhado aparente ou oculto? Como decidir?

 

Atacado das Telhas

Atacado das Telhas

O Atacado das Telhas, é Loja especializada na Distribuição para Atacado e Varejo em Telhas e Madeiras, Localizada em Campo Largo, mas com força de atuação na grande Curitiba, Região Metropolitana e demais cidades do Paraná, um novo conceito em Loja de Telhas e Madeiras com atendimento especializado, para proporcionar a melhor solução com muita qualidade e preços baixos.

Ligue Agora