Telhas naturais – conheça suas ‘nacionalidades’

As telhas naturais são feitas por meio da argila que é queimada, adquirindo no final do processo uma cor avermelhada característica. Nesse processo, não há nenhuma adição de pigmentos ou pintura.

Existem diferentes tipos de telhas naturais, e algumas delas possuem uma ‘nacionalidade’. Descubra abaixo as características das telhas romanas, portuguesas e francesas.

Telha portuguesa

telha-tipo-portuguesa

A telha portuguesa é uma evolução do tipo de telha conhecido como colonial. Ela é utilizada para a construção e acabamento de telhados ondulados. Por apresentar um estilo mais formal, a telha portuguesa é ideal se você quiser dar à sua casa uma aparência mais clássica.

Além disso, seu encaixe é realizado de um modo quase perfeito, deixando o resultado final uniformizado.

 

Telha romana

telha romana

As telhas naturais romana são populares na arquitetura romana, brasileira e portuguesa. Construída em cerâmica (barro seco), ela apresenta um formato retangular e na sua face há uma saliência para o encaixe entre as telhas.

Você pode encontrar as telhas romanas em diversas cores, como branca, pêssego, vermelho e mesclado. São necessárias 17 ou 18 peças, dependendo do tipo, para preencher um metro quadrado.

 

 

Telha francesa


telha francesa
Já utilizado no Brasil há bastante tempo, o estilo de telha francês entrega no seu nome seu objetivo. Ele imitar o estilo utilizado nas coberturas das casas na França, mais especificamente do tuile à emboîtement, que foi criado e patenteado pelo francês Xavier Gillardoni em 1941.

A telha de barro tipo francesa possui um formato quadrado e é composta de apenas uma peça, com saliências especiais que ajudam na fixação.

 

 

Característica das telhas naturais

As telhas portuguesa, romana, francesa e portuguesa branca e mesclada apresentam algumas características em comum. Para preencher um metro quadrado de espaço de telhado são necessárias 18 peças. E a inclinação mínima para a colocação delas é de 30%.

Qual telha escolher?

As telhas naturais de cerâmica oferecem conforto térmico para o seu lar. Além disso, elas possuem uma ótima vedação, minimizando goteiras.

Em relação ao estilo de telha, é sempre importante comparar os preços entre os diferentes tipos de telhas e saber qual mais se adequa ao seu orçamento. E também o resultado estético que você busca com o telhado da sua casa deve ser levado em conta.

Por isso, venha fazer uma visita ao Atacado das Telhas. Possuímos um portfólio imenso e vendemos telhas em Curitiba, Campo Largo e região com ótimos preços!