Ripa de eucalipto: por que ela é a melhor opção para seu telhado?

eucalipto

O eucalipto é uma madeira que, apesar de ainda subutilizada, tem tudo para se tornar uma das mais importantes do mercado.

O telhado é uma das partes mais trabalhosas, caras e importantes de uma obra. Assim, cada elemento deve ser escolhido com cuidado, incluindo as ripas de madeira. Estes elementos são essenciais para que a estrutura seja estável, resista a intempéries e não demande reparos ou substituições em um curto período de tempo.

Para que servem as ripas?

As ripas de madeira são peças que dão sustentação às telhas e distribuem seu peso de forma equilibrada por toda a estrutura, evitando sobrecargas e danos subsequentes.

As ripas de madeira ainda são as mais comuns, mas não basta escolher um tipo qualquer: cada uma delas tem suas particularidades, sendo que nem todas são indicadas para a fabricação de ripas.

A ripa de eucalipto, apesar de ainda ser subutilizada, é uma das melhores opções para o seu telhado.

Por que optar pela ripa de eucalipto?

ripa de eucalipto

A ripa de eucalipto une a resistência das madeiras nobres ao baixo preço das variedades mais simples.

Vivemos em uma época na qual há cada vez mais preocupação com a sustentabilidade. Por esta razão, as espécies de madeira não nativas são cada vez mais usadas na construção civil: as madeiras não nativas são plantadas exclusivamente para a derrubada, assim, seu impacto ambiental é reduzido.

É o caso da ripa de eucalipto: a madeira usada em sua fabricação é nativa da Oceania e foi introduzida no Brasil no início do século XX. O gênero Eucalyptus  tem, no total, mais de 700 espécies, sendo que as que se destacam na construção civil são E. citriodora e E. paniculata, variedades conhecidas por sua dureza e resistência acima da média a cupins.

Esta árvore se destaca, também, pelo rápido crescimento, pelo plantio em larga escala e por ser menos suscetível a pragas. Isto aumenta a oferta da madeira, fazendo que a ripa de eucalipto tenha um valor bastante interessante.

Mas não se deixe enganar pelo preço baixo: sua resistência é comparável a de madeiras nobres e é superior a de materiais artificiais, como o próprio aço, também usado na confecção de ripas.

Outros usos da madeira de eucalipto

Além da ripa de eucalipto, as vantagens desta madeira fazem com que ela seja usada como matéria-prima em outras indústrias. Você também encontra móveis, pisos e mourões feitos com ela, o que prova sua confiabilidade.