Qual é a diferença entre as telhas translúcida, leitosa, transparente e de vidro?

Quando chega a hora de finalizar o imóvel e construir o telhado, uma das principais dúvidas é que tipo de telha utilizar. A infinidade de modelos disponíveis no mercado pode complicar bastante a vida de quem não entende do assunto!

Se a telha de cerâmica é a opção mais tradicional, outros tipos, mais modernos, têm ganhado destaque. Alguns deles são as telhas translúcida, leitosa, transparente e de vidro, empregadas em cada vez mais imóveis.

Também pudera: essas opções de telha contribuem positivamente com a decoração externa da casa e ainda possibilitam o aproveitamento da luz solar, iluminando naturalmente áreas internas mais escuras e ajudando a economizar na conta de energia elétrica.

Mas, quais seriam as principais diferenças entre esses tipos de telhas? Como utilizar cada uma delas na construção do seu imóvel? Confira essas informações a seguir e escolha sua opção favorita de telhas em Curitiba:

Telha translúcida

telha translucida

A telha translúcida é muito usada para cobrir pergolados.

Trata-se de uma versão que não é totalmente transparente. Ela permite a entrada de até 70% da iluminação externa, o que possibilita utilizar melhor a luz natural durante o dia.

A telha translúcida é bastante versátil e pode ser utilizada em telhados de áreas externas, como garagens, ou, ainda, nas áreas de circulação da residência. É muito comum que sejam usadas em conjunto com telhas tradicionais.

Telha translúcida leitosa

telha translucida leitosa

Por mais que esteja disponível em várias cores, a telha translúcida leitosa branca é a mais comum.

Essa é uma versão um pouco menos transparente da telha translúcida, porém, ainda a luz natural entrar com facilidade. A diferença da versão leitosa é que ela está disponível numa cartela de cores mais ampla.

A telha translúcida leitosa branca é a mais fácil de ser encontrada, mas também há modelos nas cores verde e cinza. São excelentes opções para um toque diferenciado na decoração de varandas, áreas gourmet ou garagens.

Telha transparente

telha transparente

A telha transparente não oferece nenhum impedimento para a entrada da luz natural.

Como o próprio nome diz, esta é a versão com maior grau de transparência. É, entre todos os modelos apresentados, a que mais permite a entrada da luz solar. Por esta razão, esta telha deve ser utilizada em áreas que precisam de mais luz, tanto externas como internas.

Telha de vidro

telha de vidro

Entre todos os modelos que permitem a entrada de luz, a telha de vidro é a mais pesada.

Este é outro tipo de telha com alto grau de transparência, mas que se diferencia das demais por um detalhe: é mais pesada. Por isso, a telha de vidro exige uma estrutura de suporte mais robusta para instalação. Utilize-a no telhado de residência, intercalando-a com telhas de cerâmica.