Porque a amarração do telhado é tão importante?

Campo largo sofreu nos últimos tempos com a ação do tempo, fortes chuvas de granizo e ventanias acabaram causando prejuízo para mais de 10mil residências em toda a cidade, esses prejuízos ficaram concentrado, principalmente, no destelhamento das casas e entrada de água nas mesmas.Para evitar ou reforçar a segurança existem algumas medidas que precisam ser tomadas.Algumas dessas ações são a instalação de uma manta térmica e a formatação das telhas de uma forma que elas fiquem amarradas.

A amarração das telhas é um processo que é recomendado para telhados com angulação acima de 35%, porém, principalmente emregiões que sofrem com fortes ventanias e outros problemas climáticos – todo o cuidado é pouco para evitar grandes perdas. O processo de amarração ocorre depois que toda a estrutura do telhado é montada e segue os seguintes paços:

amarração-telhados

Materiais necessários

  • para fazer a amarração das telhas você necessitará de uma furadeira com broca de videa para fazer – pequenos buracos nas telhas;
  • arames de galvanizado de numero 18 e 22;
  • dois alicates sendo um de bico e outro de corte;
  • massa plástica.

Comece pelos beirais

O primeiro passopara montar o telhado é fazer a amarração dos beirais utilizando a furadeira.Muitas telhas já vêm com os pré-furos marcados para a inserção do arame, caso esse não seja o seu caso, o furo é feito no meio da telha na parte de cima. Para o beiral é interessante que todas as telhas sejam furadas e então seja passado o fio 18 prendendo a mesma na viga por meio de um trançado. Após essa etapa você deve passar o fio 22 por todas as extensões dos beirais prendendo o mesmo no fio 18. Dessa forma quando o vento bater na telha ela não irá levantar.

Restante do telhado

Para o restante do telhado você repete o mesmo processo de amarração utilizada nos beirais, porém, sem a necessidade do fio 22 cortando o telhado, além disso, você pode fazer uma amarração a cada 3 telhas, dessa forma você economiza tempo, já que ao ser levantada pelo vento a telha que não esta amarrada será agarrada pela telha já presa. Existem grampos de amarração que são instalados pela parte de baixo da telha, mas em casos de casas que já possuem manta térmica esse acesso fica muito complicado.

Tape os buracos

Se ao furar as telhas você perceber que os buracos ficaram muito largos e possibilitam a entrada de água dentro da sua casa, para tapá-los é só utilizar a massa plástica, passando a mesma com a ajuda de uma espátula em todos os buracos encontrados. A massa plástica também pode ser utilizada para reforçar as cumeiras, que dependem de concreto para a sua fixação.

Após todo esse processo o seu telhado estará seguro para as mais variadas situações climáticas.A Atacado das Telhas vende telhas de qualidade e todos os equipamentos necessários para que a sua telha em Campo Largo seja instalada com segurança e garantia.