Por que as telhas de fibrocimento são aliadas dos telhados baratos?

Na hora de decidir qual telha usar, há uma série de fatores a se levar em conta: o clima de sua região, o conforto térmico do imóvel, resistência, seu orçamento, etc. O melhor material para cobertura depende de qual é a sua necessidade!

Caso seu objetivo seja construir um telhado que seja o mais barato possível, levar o peso das telhas em consideração é imprescindível. A conta é simples: quando mais pesado for o telhado, mais robusta deve ser a estrutura de madeira que o suportará. Consequentemente, mais ela pesará no seu bolso.

Qual a telha mais leve para um telhado econômico?

telhas de fibrocimento

As telhas de fibrocimento são um material que, apesar de ser relativamente novo, ganhou espaço no mercado.

No quesito leveza, entre as opções mais populares do mercado, as telhas de fibrocimento se destacam. Também conhecidas como telhas de amianto, são um produto relativamente novo: começaram a ser comercializadas apenas nos anos 1980.

Contudo, vale ressaltar que o uso do amianto foi abandonado por grande parte dos fabricantes de telha de fibrocimento. Altamente tóxico, o material é cancerígeno e prejudicial ao meio ambiente.

Como são feitas as telhas de fibrocimento?

As telhas de fibrocimento são feitas de um material muito simples, razão pela qual têm um valor extremamente atraente.

O fibrocimento, como o próprio nome diz, nada mais é que a união do cimento comum com fibras de qualquer espécie, sejam elas de origem vegetal ou mineral.

Até 1994, as fibras de amianto eram usadas extensivamente na fabricação das telhas de fibrocimento – daí que ainda sejam conhecidas como telhas de amianto.

Entretanto, o uso deste material tem sofrido restrições mundo afora devido à sua toxicidade. Hoje, os fabricantes das telhas de fibrocimento usam fibras de materiais alternativos e não tóxicos. Além de mais seguro, isto o torna um material ecologicamente correto.

Quais são as outras vantagens das telhas de fibrocimento?

madeiramento robusto

Mais leves, as telhas de fibrocimento não exigem um madeiramento robusto.

Muito leves e fáceis de manusear, a instalação das telhas de fibrocimento é muito simples.

Além disso, um telhado coberto com elas pode ter vãos livres de até 7m, contribuindo para um madeiramento menos robusto e mais econômico. Elas podem ser pintadas para que se adequem melhor aos padrões estéticos de seu projeto.

Por fim, as telhas de fibrocimento oferecem um excelente acabamento acústico. Quando combinadas com uma laje, têm um alto poder de impermeabilização. É o fim das infiltrações!