Pintar o telhado ou comprar telhas coloridas?

As telhas coloridas são ótimos investimentos para quem deseja construir um telhado diferenciado que complemente em grande estilo a decoração externa do imóvel, valorizando-o.

Mas, na hora de garantir as telhas em Campo Largo eis que surge uma questão: é melhor pintar o telhado ou comprar telhas coloridas? O modo perfeito de responder essa questão é analisando ambas as opções.

Tenha em mente que pintar as telhas é um processo pouco prático e custoso. É preciso contratar um profissional para realizar o trabalho, para garantir a qualidade final, e comprar tintas específicas.

Só que a tinta aplicada sobre a telha costuma ter vida útil reduzida. Por isso, o telhado ficará com a aparência danificada mais rápido, demandando gastos com manutenção e novas pinturas frequentemente.

Já as telhas que vêm coloridas da fábrica não passam por esse problema. O processo de coloração é diferenciado, feito especificamente para assegurar a maior durabilidade do tom.

As empresas utilizam processos de produção especiais que fundem o pigmento no material da telha, garantindo-lhe uma tonalidade viva e cor que durará por mais tempo.

Por isso, as telhas coloridas exigem um gasto reduzido de manutenção. Limpezas realizadas periodicamente ajudam a reavivar a cor do material, mantendo o telhado com cara de novo.

pintura de telhados

Outra vantagem desse tipo de telha é que o processo de coloração pelo qual passa na fábrica garante um melhor acabamento ao material, inclusive a baixa permeabilidade.

Isso mesmo: telhas coloridas costumam ser mais impermeáveis do que as versões tradicionais. É o caso de versões esmaltadas que passam por biqueima ou ainda as opções com revestimento de poliéster.

Por ser mais impermeável, a telha colorida impede a passagem de água da chuva, evitando seu acúmulo no telhado, o que pode causar infiltrações, goteiras, marcas de umidade e mofo.

O resultado desses problemas pode ser catastrófico! Há chances de prejudicar a estrutura física do telhado, danificar equipamentos domésticos e, até mesmo, estimular o desenvolvimento de doenças respiratórias.

Justamente por isso, investir na telha colorida compensa em curto e longo prazo. Caso queira montar um telhado singular no seu imóvel, invista nesse material e aproveite todas as suas vantagens!