Quais são os formatos de telhados mais comuns para residências?

telhas em curitiba

Na cidade de Curitiba, apesar da vasta gama de estilos arquitetônicos presentes na capital, ainda é possível identificar diversos padrões em nossas construções, principalmente nas mais antigas.

Seja por funcionalidade adquirida com o passar dos tempos ou tradições e apegos que nossos colonizadores trouxeram de seus países natais, telhados e telhas se mantêm bastante fiéis a sua estética original, sendo adaptados em nossas vidas de diversas maneiras novas, fazendo surgir formas, materiais e estilos diferentes todos os dias.

Tradição de Telhas em Curitiba

Por influência de nossa colonização européia, fica clara a preferência nas residências de muitos bairros mais antigos por telhados mais tradicionais e inclinados, como por exemplo, em residências no estilo germânico.

Compostos em sua grande parte por telhas de cerâmica, pesadas e duráveis, ou madeira, mais frágil, porém resistente ao clima, estes telhados possuem uma inclinação aguda para evitar, tradicionalmente, o acúmulo de neve durante os meses frios do ano.

Por aqui, com a falta da mesma, estes telhados acabaram se adaptando para resistir à chuva e ao granizo que acaba surgindo em algumas estações. Sendo assim, mantendo a tradição nas formas estéticas, nos adaptamos para materiais mais duradouros e focados em manter o vento e a chuva do lado de fora.

Telha em Curitiba Hoje

Quando o assunto são as residências mais modernas que vem surgindo nas últimas décadas, os materiais podem variar tanto quanto os gostos de seus arquitetos e donos.

Como o clima da cidade é frio em grande parte do ano, é importante empregar materiais de qualidade nos isolamentos térmicos das residências, mantendo seus moradores longe do ar gelado e do frio invernal.

Materiais de qualidade também aumentam a vida útil de seu telhado, garantindo menos gasto com manutenção. Também muito comuns em Curitiba são as chuvas, mesmo durante o verão, tornando importante novamente considerar a angulação do telhado e seu escoamento, evitando assim infiltrações e acúmulo de água parada sobre a casa.

Na hora de escolher o telhado para seu imóvel, é sempre importante conhecer bem o clima do local durante o ano inteiro, evitando problemas específicos a certas épocas do ano muito quentes, úmidas ou frias.