Dicas para resolver problemas de infiltração em seu telhado

A infiltração é um dos principais problemas que os telhados apresentam ao longo do tempo e as causas para esses problemas são as mais diversas, porém, em todos os casos existem ações que podem ser executadas para resolver o problema e evitar que danos maiores acabem surgindo com o tempo.Para te auxiliar e dar dicas importantesapresentamos abaixo os casos mais comuns de infiltração e como você pode resolver estes problemas.

Infiltração na laje: As lajes são geralmente um problema quando o assunto é infiltração, isso porque, em projetos residenciais, a obra acaba demorando muito tempo para evoluir, tornando a laje um ponto vulnerável, já que elas são planas e o cimento não é um material impermeável, e dependendo da quantidade de chuva que caia no local ele acaba sugando a água e com isso surgem as infiltrações, porém, soluções podem ser tomadas. Caso a idéia de levantamento do projeto não tenha uma data definida para a sua execução, talvez a melhor solução seja fazer a instalação de uma cobertura de telhas de policarbonato, já que são as melhores indicadas para lajes ou a instalação de uma manta asfaltica já que esses dois materiais são ótimos no quesito impermeabilidade, impedindo que a água entre pela laje e enfraqueça o seu projeto.

 Infiltração nas paredes vindas do telhado: Se as infiltrações da sua casa são provenientes do telhado, talvez seja interessante conferir como estão montadas as suas telhas e também se as calhas estão fazendo a captação correta da água. Em muitos casos às infiltrações vindas da parede são causadas pela má instalação das calhas, por isso, confira o seu projeto e caso você não identifique o problema, procure um profissional.

Goteiras: As goteiras surgem em diferentes casos, desde quebras e rachaduras nas telhas até a falta de impermeabilidade dos produtos utilizados para a sua construção.A forma mais fácil de descobrir qual é o seu problema é observar em que momento as goteiras tendem a surgir. Veja algumas dicas:

  • Se as goteiras surgem sempre no mesmo local e a intensidade de chuva nem sempre é alta, o seu caso é o de rachaduras ou mau posicionamento das telhas;
  • Se as goteiras surgem apenas em casos de chuva extrema, então o problema está relacionado à falta de impermeabilidade das telhas.

infiltração

Para a resolução do primeiro problema, é interessante subir até o telhado e conferir se existem telhas mal posicionadas, se sim, faça a reinstalação das mesmas. Porém, se você notar rachaduras, o indicado é efetuar a troca da telha danificada ou talvez tapar o buraco com alguma massa plástica ou produto impermeabilizante.

Já para os casos de falta de impermeabilidade dos materiais, você pode fazer a troca total do telhado, mas caso não haja verba para tal ação, a aplicação de um impermeabilizante em seu telhado pode ser a solução para resolver, momentaneamente, o problema de infiltração.

A Atacado das Telhas, além de comercializar telhas em Curitiba, também trabalha com a venda de diversos produtos que envolvem a construção dos telhados da sua residência. Se você está buscando algum deles, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudar.