Dica para definir o tamanho da caixa d’água

caixa daguaDurante a construção de residências, é comum os futuros moradores terem dúvidas sobre qual o tamanho ideal da caixa d’água para seu novo lar, sobretudo em época de crise de abastecimento. Para acertar na compra, há algumas dicas preciosas a serem seguidas.

Curiosamente, são diversos os modelos disponíveis no mercado. As caixas d’água mais utilizadas em residências são as fabricadas com polipropileno e polietileno, que têm como principais características a flexibilidade, leveza e facilidade de manuseio.

Existem caixas d’água de polipropileno e polietileno em tamanhos e formatos diferenciados. Para escolher o melhor modelo e investir corretamente seu dinheiro, é importante considerar a necessidade de armazenamento do imóvel, tendo em mente se o consumo diário da família é alto ou não.

Nas residências, por exemplo, a recomendação geral é de armazenamento de 150 litros de água diários para cada morador. Portanto, numa casa com duas pessoas, a caixa d’água mais indicada é aquela que tem, no mínimo, capacidade para 300 litros.

Mas, e se o imóvel em questão for empresarial? Em comércios e indústrias, a dica é calcular o consumo diário e investir numa ou mais caixas d’água que supram essa necessidade no caso de corte de abastecimento. Assim, minimiza-se o risco de parar as atividades durante a suspensão do fornecimento.

Em comércios de grande porte e indústrias, uma ótima sugestão de investimento é a caixa d’água confeccionada com poliéster reforçado, reservatório que é montado usando módulos encaixáveis e pode chegar a ter capacidade de até 500 mil litros.

Na hora de escolher a caixa d’água, independentemente do tipo de imóvel, tenha em mente a característica de abastecimento do bairro. Se os cortes no fornecimento forem constantes, é essencial investir numa caixa com maior capacidade de armazenamento.

Além disso, ao comprar a caixa d’água procure saber se ela pode ser facilmente instalada, inclusive se exige reformas complexas ou possui um custo muito alto para manutenção. Em caso positivo, considere investir num outro modelo, para minimizar seus gastos.

Chegou a hora de comprar a caixa d’água do imóvel? Então, não deixe de seguir essas dicas e garanta um modelo perfeito para suprir suas necessidades!