Cuidados com a madeira do seu telhado

manta termica telhadoO telhado com estrutura de madeira é um dos mais utilizados em imóveis residenciais. O motivo é simples: esse método possui preço mais acessível do que outros materiais e estruturas, além de ser bastante eficiente e seguro.

No entanto, para manter essas características é preciso cuidar adequadamente da madeira para telhado, assegurando sua durabilidade e resistência, o que evitará problemas como quedas ou acidentes com moradores.

A madeira para telhado tem como maior inimigo o cupim, que pode comprometer seriamente a estrutura do material, chegando a enfraquecê-lo. Para evitar isso, é preciso tratar a madeira, minimizando o risco de acúmulo de cupins.

Basta contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, que dará um banho imunizante na madeira. Caso os cupins já tenham se alojado na madeira, a empresa também poderá fazer um trabalho descupinização, eliminando os insetos.

Outro inimigo da madeira para telhado é a umidade, que enfraquece o material, com a possibilidade de apodrecê-lo, sobretudo em longo prazo. Esse problema pode ser facilmente evitado realizando manutenções periódicas em telhas.

Deve-se verificar, por exemplo, se há telhas quebradas ou mal colocadas, providenciando o conserto. Ademais, também é recomendada a limpeza de calhas, inclusive de telhas, que podem ficar porosas devido ao acúmulo de sujeira e facilitar a passagem de água da chuva.

Além disso, é preciso ficar atento a quaisquer sinais de umidade, infiltrações, goteiras e manchas de mofo, o que indica problemas no telhado. Caso identifique esses problemas, faça dos devidos reparos.

Quer aumentar a impermeabilização do telhado para evitar problemas como esses? Isso é possível investindo na manta térmica, uma subcobertura que proporciona equilíbrio da temperatura interna no imóvel e protege a estrutura do telhado contra infiltrações.

Esses não são os únicos cuidados que se deve ter com a madeira do telhado. Também é essencial envernizar a parte aparente da estrutura de madeira, processo que deve ser feito a cada três anos, no mínimo.

Ao envernizar a madeira, é possível formar uma camada protetora sobre o material, evitando a deterioração devido a fatores externos, como a ação do tempo, acúmulo de poeira, incidência de luz artificial ou natural.