Como devo limpar minha caixa d’água?

como  limpar a caixa dagua

Limpar a caixa d’água adequadamente é proteger sua saúde e a de sua família.

 

A água é essencial para uma série de atividades do dia a dia: higiene pessoal, de alimentos, limpeza da casa, etc. Se estiver suja ou contaminada pode causar uma série de doenças sérias, como leptospirose e cólera. Assim, decidir o que usar para limpar a caixa d’água e fazê-lo da maneira correta é essencial.

De quanto em quanto tempo limpar a caixa d’água?

A maioria das pessoas faz uma limpeza anual, mas a frequência ideal é a cada seis meses. Além disso, é essencial mantê-la bem tampada para evitar a contaminação da água.

Como devo limpar minha caixa d’água?

Comece a limpeza fechando o registro da caixa e esvaziando quase todo o seu conteúdo – deixe um palmo de água para ser usada na limpeza. Reserve um pouco de água em baldes ou bacias para as atividades domésticas, pois você não terá água corrente por algumas horas.

Faça a limpeza do fundo apenas com materiais macios, como panos, esponjas macias ou escovas de cerdas vegetais. Após estre procedimento, a água suja resultante deve ser descartada pela tubulação de limpeza.

Redobre a atenção para não descartar esta água pela tubulação de saída: isto contaminará os canos e, consequentemente, a água usada para consumo. Restos de água que eventualmente fiquem no fundo da caixa  devem ser retirados com pano, esponja ou balde.

Com a primeira etapa da limpeza concluída, o segundo passo é a sanitização do reservatório e dos pontos de consumo. Para isto, basta colocar 1 palmo de água na caixa junto com 1 litro de água sanitária a cada 1000 litros de capacidade da caixa. Deixe a mistura agir por duas horas. A cada 30 minutos, embeba um pano na mistura e use-o para limpar as laterais e a tampa.

Ao final das duas horas, deixe a mistura escoar pelo registro de saída, torneiras e descargas, para que ela faça sua sanitização. Após o fim do descarte, feche todas as torneiras, chuveiros e descargas e abra o registro para encher a caixa d’água novamente.

Por fim, deixe escrita na parte de fora da caixa d’água a data da próxima limpeza, dali a seis meses. Anote também em sua agenda e calendário.

Lembre-se: ao decidir que produto usar para limpar a caixa d’água, nunca use sabão ou itens duros, que podem danificar o recipiente ou contaminar a água. Uma caixa suja é um risco à saúde!