MENU

Como calcular a quantidade de telhas para minha obra?

pilha de telhas
Calcular a quantidade de telhas é importante para manter o orçamento da obra.

 

A construção de telhados costuma gerar dúvidas, afinal, há uma série de detalhes a serem discutidos e definidos. Um deles é a quantidade de telhas a ser utilizada no projeto.

É justamente aí que muitos se confundem. A solução para esse caso é simples: basta calcular a quantidade de telhas necessárias. Um detalhe importante: o resultado dessa conta é sempre uma estimativa, ou seja, um total aproximado.

Com o cálculo será possível ter em mãos um número quase exato. Assim, compra-se somente o necessário, evitando faltas ou grandes desperdícios, sem prejudicar o orçamento da obra.

Confira as dicas para calcular o número de telhas necessárias:

– Sempre inclua os beirais no cálculo;

– É necessário corrigir a área em planta para inclinada;

– Multiplica-se a área inclinada pelo número de telha por metro quadrado;

– É fundamental acrescentar um extra ao resultado, cerca de 5%, para suprir telhas de recorte ou quebras.

 Calculando a quantidade de telha

Ao todo, são três passos a serem feitos:

– Encontre a área em planta. Para isso, somam-se os lados iguais do telhado e multiplica-se o resultado pelo comprimento do mesmo.

Portanto, para um telhado com lados iguais de 5 metros e comprimento de 10 metros, temos:

5m+5m = 10m;

10mx10m = 100 metros quadrados

Pronto, neste momento já se sabe a área total em planta!

– Corrija a área em planta para inclinada. Isso deve ser feito multiplicando tal informação pelo FC (Fator de Correção), que geralmente é dado pelo fabricante da telha em Curitiba, na embalagem ou catálogo.

Supondo que um telhado tenha inclinação de 30%, seu FC equivale a 1,044. Então, temos: 100m2 x 1,044 = 104,4 metros quadrados (área inclinada).

– Saiba a quantidade ideal multiplicando a área inclinada pelo consumo de telha, informação que consta no catálogo do produto.

Se o consumo indicado pelo fabricante de telhas em Curitiba for de 15 por metro quadrado, temos: 104,4m2 x 15 = 1566 telhas.

Lembre-se de acrescentar 5% nesse resultado, para suprir quebras ou recortes. Assim, o total ideal seria de 1645 telhas.

Atacado das Telhas

Atacado das Telhas

O Atacado das Telhas, é Loja especializada na Distribuição para Atacado e Varejo em Telhas e Madeiras, Localizada em Campo Largo, mas com força de atuação na grande Curitiba, Região Metropolitana e demais cidades do Paraná, um novo conceito em Loja de Telhas e Madeiras com atendimento especializado, para proporcionar a melhor solução com muita qualidade e preços baixos.