Como calcular a inclinação de um telhado?

telhas

Calcular a inclinação do telhado é essencial em qualquer obra.

telhas

Para construir um telhado de qualidade é essencial calcular sua inclinação, o que garantirá um resultado melhor quanto ao escoamento de água. Isto garantirá uma vida útil mais longa às telhas e reduzirá o risco de problemas estruturais no imóvel como um todo.

No entanto, o cálculo da inclinação do telhado é um assunto difícil sobretudo para quem não têm conhecimento aprofundado no tema. Este é o seu caso? Então, confira aqui dicas especiais para resolver essa tarefa!

Finalidade do cálculo

Embora possa parecer um detalhe simples e possivelmente deixado de lado, o cálculo sempre deve ser feito ao construir o telhado do imóvel. Sua função é determinar a altura final da cumeeira/telhado e assegurar que toda a estrutura esteja bem encaixada e livre de problemas estruturais.

Assim, será possível garantir um telhado robusto, que não acumula água da chuva. Isto minimiza o risco de problemas no longo prazo, como infiltrações e goteiras, que podem comprometer toda a estrutura do imóvel.

Etapas que antecedem o cálculo

- Considere a especificação do fabricante das telhas utilizadas no projeto: todo tipo de telha possui um ângulo mínimo de inclinação, geralmente apresentado em porcentagem. Por isso, sempre verifique esse dado antes de comprar telhas em Curitiba e de realizar o cálculo;

- Adote somente uma unidade de medida: evite confusões e problemas, use apenas uma medida para efetuar o cálculo. Você pode escolher entre metros ou centímetros, por exemplo.

Calculando a inclinação do telhado

Antes de realizar a conta, descomplicamos o tema: se um projetista mencionar que a inclinação de um telhado é 20%, o que isso quer dizer realmente?

Simplificando, 20% equivale a 20/100. Escolhendo centímetro como unidade de medida, tem-se:

20% = 20cm/100cm, portanto, a cada 100cm (equivalente a um metro) na horizontal, o telhado avança 20cm na vertical.

Partindo para outro exemplo, de fato calculando a inclinação do telhado:

O fabricante da telha a ser usada no projeto diz que a inclinação mínima do produto é de 30%. Neste caso, tem-se:

30% = 30cm/100cm, ou seja, a cada 100cm na horizontal o telhado avançará 30cm na vertical.